quinta-feira, 3 de maio de 2012

Índice de performance ambiental

È um Ranking de países sobre os indicadores de desempenho monitorado em todas as categorias políticas que abrangem tanto a saúde pública ambiental e vitalidade do ecossistema. Estes indicadores fornecem um indicador em uma escala governo nacional. Elaborado por um grupo de especialistas das universidades americanas de Yale e de Columbia. O ranking de performance ambiental classificou 132 países e utilizou 22 indicadores que distribuídos em 10 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos de água; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; alterações climáticas, entre outros. E cada categoria possui pesos diferentes. Confira os 7 países mais verdes do mundo em 2012 e onde o Brasil está nesse ranking. 

1- Suíça 

População: 7,825,243
Área: 443,016 km²
PIB per capita: $33,686

Na década de 90, a Suíça foi um dos primeiros países da Europa a estabelecer o uso de catalisador e o controle do gás de escapamento dos carros. Também vale menção a quase impecável e incrível pontuação no que diz respeito à conservação da biodiversidade e proteção de habitats naturais. Os suíços são admiradores da mobilidade sustentável, principalmente do uso de bicicletas como principal meio de transporte.As taxas para serviços de água e gestão de resíduos, bem como impostos ambientais que promovam a responsabilidade social são comuns. 
Ainda possui uma política nacional sólida empenhada na redução progressiva do uso de combustíveis fósseis e nuclear esses aspectos principalmente colocam a Suíça encabeçando o ranking de Yale sendo recordista mundial em usinas geotérmicas, cuja energia é quase totalmente usada para aquecer casas, escritórios, hotéis e estufas durante os meses de inverno, o país se destaca nos quesitos emissão de dióxido de carbono, qualidade do ar e políticas ambientais.


2- Letônia 

População: 2,242,916
Área: 64,385km²
PIB per capita: $12,938 


As florestas cobrem quase que a metade do pais o que o torna um belo atrativo para o turismo ecologico e mais da metade das florestas no pais é composta por pinheiros isso se aplica bem à paisagem da Letônia. O pais inteiro pode ser confundido com um enorme parque onde a natureza quase que intocada deixa as paisagens mais lindas e atrativas aos turistas. As práticas sustentáveis são seguidas até mesmo nas áreas dedicadas ao cultivo agrícola e à criação de gado o uso de pesticidas caiu 12 vezes desde 1990 e atualmente, em torno de 200 fazendas adotam práticas ecológicas, que dispensam defensivos agrícolas  e outros produtos químicos industrializados, usando apenas compostos naturais. A redução de emissões é uma meta importante para o país, que desde 1990 reduziu a poluição por fontes fixas (fábricas, casas e caldeiras) em 46%. 


3- Noruega 

População: 4,885,240
Área: 325,602km²
PIB per capita: $46,926 


A Noruega tem a pretensão futura de tornar carbono neutra com suas emissões sendo compensadas totalmente .as ações ambientais internas no pais tem reduzido grande parte da emissão de carbono alem do pais financiar em nações em desenvolvimento projetos sustentáveis com objetivo de diminuir a emissão e aumentar a qualidade de vida.
A Noruega tem alcançado um dos mais altos padrões de vida no mundo, em parte, por ter uma grande quantidade de recursos naturais em relação ao tamanho de sua população. O país é dotado com ricos recursos naturais, incluindo petróleo, energia hidrelétrica, peixes,florestas e minerais. Grandes reservas de petróleo e gás natural foram descobertas na década de 1960, o que levou a um boom na economia.
Em 2009, a Noruega inaugurou a primeira estrada com rede integrada de postos de abastecimento a hidrogênio em todo o mundo. Todos essas informações colocam a Nurega em terceiro lugar, o país leva nota máxima no quesito saúde ambiental e na conservação de suas reservas naturais. 


4- Luxemburgo 

População: 505,831
Área: 2,592 km²

PIB per capita: $71,161

Esse pequenino pais europeu aparece em quarto no ranking , pois empenha-se, mesmo em tempos de crise econômica, em garantir um crescimento visando a sustentabilidade. Luxemburgo já adotou programas de incentivo à população para compra de carros ecológicos e eletrodomésticos mais eficientes em energia. Um investimento de mais de 70 milhões de euros na expansão do setor de energia solar fotovoltaica foi realizado pelo pais na década passada. Luxemburgo também leva pontuação máxima em saúde ambiental e proteção à biodiversidade e habitats naturais. 

5- Costa rica 

População: 4,658,887
Área: 51,452km²
PIB per capita: $10,258 

Esse pequeno país da América Central sofreu com a exploração e o desmatamento durante muito tempo, mas agora tem com um dos seus principais objetivos o reflorestamento de regiões devastadas. o governo costa-riquenho estabeleceu a meta de tornar a região carbono neutra em 10 anos. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO no ano 1997. Cerca de 38% da superfície total do país encontra-se coberta de bosques e selvas e 25% do território encontra-se protegido. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central.

Milhões de árvores foram replantadas nos últimos anos. Cerca da metade da superfície total do país encontra-se coberta de bosques e selvas e 1/4 do território encontra-se protegido. Grandes investimentos em energias alternativas e índices inéditos de recuperação da mata nativa fazem da Costa Rica referência mundial. Com esse desempenho ambiental o país tem conseguido apoio internacional e financiamento para programas de Redd (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação). 

6- França 

População: 64,876,618
Área: 549,096km²
PIB per capita: $29,647 

O país de Sarkozy é enfatizado por ser um dos países que mais protegem suas florestas, com um programa forte de recuperação ambiental. A área florestal total deu um salto incrível de 14,5 milhões de hectares em 1990 para 16 milhões de hectares em 2010, o que corresponde a 29% do território do país. A preocupação com meio ambiente é expressiva principalmente por uma política agressiva de eficiência energética, que prevê a redução das emissões de gases efeito estufa em além da expansão da matriz de fontes renováveis para a França que é um dos mais dependentes de energia nuclear do mundo. Cerca de 75% de toda eletricidade vem de usinas atômicas. 


7- Áustria 
População: 8,384,745
Área: 83,879km²
PIB per capita: $35,266 

Não é de se espantar a presença da Áustria entre os países mais verdes do mundo. apresenta uma arquitetura, história e muita música, ainda oferece à sua população e aos turistas uma paisagem natural invejável e, principalmente, bem conservada.e ainda o país possui um programa que estimula a população a cultivar jardins com plantas e flores locais em suas casas.Este país montanhoso da Europa Central é muito apreciado por amantes de esportes de inverno que vêem nos Alpes seu ponto de encontro. 



30- Brasil 


População: 192 376 496
Área: 8 514 876,599 km²
PIB per capita: $ 12,492 

A grande extensão territorial do Brasil abrange diferentes ecossistemas, A rica vida selvagem do Brasil reflete a variedade de habitats naturais. Os cientistas estimam que o número total de espécies vegetais e animais no Brasil seja de aproximadamente de quatro milhões. 
O patrimônio natural do Brasil está seriamente ameaçado pela pecuária e agricultura, exploração madeireira, mineração, reassentamento, extração de petróleo e gás, a sobrepesca, comércio de espécies selvagens, barragens e infraestrutura, contaminação da água, alterações climáticas, fogo e espécies invasoras. Em muitas áreas do país, o ambiente natural está ameaçado pelo desenvolvimento. A construção de estradas em áreas de floresta, tais como a BR-230 e a BR-163, abriu áreas anteriormente remotas para a agricultura e para o comércio; barragens inundaram vales e habitats selvagens; e minas criaram cicatrizes na terra e poluíram a paisagem.


Environmental Performance Index (EPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os links e arquivos que se encontram no Blog, estão hospedados na própria Internet, apenas indicamos aonde se encontram, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas no seu computador. Eles podem ser descarregados apenas para teste, devendo o utilizador apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela Internet é de única e exclusiva responsabilidade do utilizador. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do Blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o utilizador venha a descarregar e para que irá utilizá-los.